Está liberado, você pode comer de tudo. Basta Equilíbrio.

Para se alimentar de forma saudável você não precisa abrir mão dos seus pratos preferidos. Basta comê-los com prazer e moderação!

Tem coisa mais gostosa do que reunir amigos e parentes ao redor da mesa para saborear uma refeição deliciosa? Realmente, comer é um dos grandes prazeres da vida! E, ao contrário do que muita gente imagina, para manter a saúde e o bem-estar não é preciso abandonar de vez os alimentos mais calóricos. Basta controlar a quantidade e a frequência com que eles farão parte das refeições. Ou seja, você pode curtir a pizza com os amigos ou se deliciar com um cremoso pudim de leite, uma vez ou outra, e ainda assim manter uma alimentação saudável e nutritiva. O segredo está no equilíbrio.


3 atitudes para um cardápio balanceado:
Uma alimentação saudável pode ser deliciosa e repleta de nutrientes que estimulam hormônios relacionados ao bem-estar.

1- Inclua alimentos variados e nutritivos no prato, e prepare-os de maneira saborosa e atraente.

2 – Coma de tudo, sem se privar do que gosta, porém com moderação. Esta atitude reduz a ansiedade e melhora o humor. Por exemplo, na feijoada do final de semana, coma o arroz, o feijão, as carnes, mas sem exagero. E inclua no seu prato a couve, a laranja, a salada,...

3- Faça da refeição um momento de prazer, saboreando cada garfada, mastigando bem os alimentos e deliciando-se com a textura e o gostinho de cada alimento.



Equilíbrio no prato
Uma refeição, seja de café da manhã, almoço ou jantar, para ser balanceada deve incluir três grupos de alimentos principais:

- Carboidratos saudáveis: Batata, mandioquinha, e cereais, como aveia, trigo, arroz, sejam eles puros ou em receitas de pães, massas, purês, ou cremes. Se consumidos com pouca gordura e na versão integral, rica em fibras, podem ser fortes aliados no controle do peso e no funcionamento do intestino. Além disso, são naturalmente fonte de energia para o seu corpo.

- Proteínas magras: Peixes, como o atum e o salmão, além do peito de frango sem pele, carne bovina magra, peru, laticínios com teor reduzido de gordura, e principalmente as proteínas vegetais, como a lentilha, a ervilha, o feijão e a soja.

- Legumes, verduras e frutas: Verde, roxo, amarelo, vermelho, laranja e branco, deixe seu prato bem colorido. Quanto mais variadas as cores, mais variedade de nutrientes você terá no prato. E fique atenta ao modo de preparo, evitando o excesso de sal e gordura.