Como ficar mais bonita neste inverno
Um guia essencial para seguir as tendências e cuidar da pele e cabelos

 

Toda estação traz tendências de beleza, e com o inverno 2011, que começa no dia 21 de junho, não poderia ser diferente. Um dos maiores destaques do momento, o batom vermelho, esquenta os dias mais frios. Nas pálpebras, as sombras metálicas marcam o olhar. O cabelo preso ganha uma releitura moderna: agora ele aparece desalinhado e totalmente desencanado. Seguindo uma tendência natural do inverno, o tom do cabelo sobe. Castanhos, ruivos e variações de chocolate dominam as cabeças. Nas mãos, quanta novidade! 101 esmaltes colorem as unhas – difícil mesmo vai ser escolher um só.

Mas o inverno também pede cuidados especiais com a pele e os cabelos. As máscaras são grandes aliadas para quem deseja hidratar e reconstruir os fios. Para o rosto, diversos procedimentos são indicados para a época em que o sol brilha mais fraco. O ideal é fazer uma avaliação com um profissional e, com sua ajuda, descobrir qual é o tratamento ideal para você.

Para facilitar o seu inverno leia as dicas e tendências que preparamos para você:

- Maquiagem para o inverno. Abuse e arrase!

As maquiagens de inverno chegaram com tudo nas prateleiras. O estilo clássico, e ao mesmo tempo sóbrio, surge com diversas opções para a temporada, incluindo cores mais escuras, metalizadas e peroladas para os olhos. O batom vermelho será o queridinho da estação. A enorme variação da cor, que pode seguir até o coral ou o vinho, tomou conta das passarelas na última edição da São Paulo Fashion Week e deve continuar em alta. Já o delineador, um complemento essencial para destacar o olhar, também ganhou opções de cores para sofisticar o make e acabar com o “reinado” do preto.

- Manteiga de cacau não é a melhor opção para hidratar os lábios.

A manteiga de cacau não é prejudicial, ela pode sim ser utilizada na boca, mas o produto age somente como um “selador”, e não como um hidrante. Por não conter glândulas sebáceas e recursos para uma reconstrução celular efetiva, que aceleraria o processo de regeneração, a pele dos lábios pede altas doses de hidratação. Dessa forma, o produto mais indicado para cuidar dos lábios no inverno é o lip balm – um tipo de batom sem cor concentrado com fórmula hidratante.  O mercado oferece dezenas de opções de lip balms com preços variados. O produto, que pode ser usado sozinho ou antes do batom, é cremoso e não tem aspecto oleoso, como a manteiga de cacau. Ele não apenas umedece os lábios, mas regenera o tecido. Batons especiais também são boas opções. É importante verificar se na composição do produto há ingredientes hidratantes, como vitamina E, manteiga de karitê e ceras.

- Suba o tom do cabelo! Loiras ganham mechas mais escuras para a temporada de inverno.

Inspirados nas passarelas e editoriais de moda, os cabelos e looks do inverno 2011 serão clássicos e mais sóbrios. Os fios mais escuros, na altura dos ombros, e a boca vermelha são as apostas de profissionais renomados para a estação mais fria do ano.

- Descubra qual a melhor máscara de tratamento para seu cabelo.

Geralmente, as máscaras são direcionadas para um tipo específico de cabelo. Dessa forma, é essencial saber identificar cada necessidade. “Às vezes, a pessoa acha que o produto não é bom, não funciona, quando na verdade não foi bem escolhido”. Para não ter erro, os profissionais indicam a leitura do rótulo da embalagem, além da orientação de um cabeleireiro para auxiliar na compra. Outros cuidados, aliados às máscaras, potencializam os resultados e, consequentemente, a maciez dos fios. Como um xampu adequado, que deve ser aplicado duas vezes na lavagem; um finalizador leve, que pode ser um leave-in aplicado no cabelo úmido; e um soro hair repair, para ser usado nos fios mais rebeldes, como o último passo. Prevenir o ressecamento é tão importante quanto cuidar dos fios a cada 15 dias, tempo indicado para a reaplicação do produto.

- Aproveite a temporada de outono-inverno para consertar os estragos causados pelo sol e rejuvenecer!

Altamente recomendados para a época mais fria do ano, lasers e peelings eliminam as manchas, amenizam as rugas e melhoram o aspecto geral da pele. Em muitas regiões do País, a ausência do sol do forte na temporada outono-inverno é benéfica para a recuperação da pele, que deve ser preservada por algum tempo após os procedimentos estéticos.